Notícias

Vai trabalhar nas eleições neste domingo (27)? Veja seus direitos e até quando tirar as folgas obtidas

Out 25, 2024 | Comentários

Entenda como funciona a folga eleitoral prevista ne legislação brasileira.

Brasileiros que foram convocados para trabalhar nas eleições de 2024, seja no primeiro, seja no segundo turno, recebem o direito à folga eleitoral, que consiste em dois dias de folga do trabalho para cada dia trabalhado nas eleições.

Este é um benefício garantido e previsto em lei, sem qualquer desconto no salário e não depende da concessão do empregador. Essas folgas não podem ser consideradas faltas e nem atrapalhar na contagem de férias.

O trabalhador pode acordar com seu empregador o dia que será tirado de folga e caso a empresa negue, o empregado pode procurar seus direitos na Justiça do Trabalho.

Para comunicar a folga, basta apresentar a declaração do juiz eleitoral que comprove o trabalho nas eleições, disponível no Portal do Mesário dos Tribunais Regionais Eleitorais após a realização dos dois turnos de votações.

Sobre os prazos para utilização das folgas eleitorais, não há um período previsto para que as folgas sejam usadas ou expirem, mas a Justiça Eleitoral orienta que os convocados tentem tirar as folgas logo após as eleições.

Fonte: Portal Contábeis 

Compartilhe:

Postagens Recentes

Reforma Tributária: especialista...

Dez 03

Imposto de Renda: isenção por...

Dez 02

Reforma Tributária: especialista...

Nov 29

13º Salário Proporcional: entenda...

Nov 28

Simples Nacional libera possibilidade...

Nov 27

13º salário: primeira parcela ou cota...

Nov 26

Já é possível pagar Darf e DAS MEI...

Nov 22

RFB intensifica fiscalização e...

Nov 21