Notícias

Seu nome não consta na última consulta de restituição do IRPF? Saiba se caiu na malha fina

Set 25, 2024 | Comentários

RFB abriu consulta ao quinto e último lote de restituição do IRPF 2024 nesta segunda-feira (23).


Nesta segunda-feira (23) a Receita Federal liberou a consulta do quinto e último lote de restituição do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) 2024 e os interessados já podem conferir pelo site da autarquia na aba "Meu Imposto de Renda" e selecionar a opção "Consultar a Restituição". 

Se estava previsto para o contribuinte receber restituição após o envio da sua declaração do IR mas até agora não foi incluído em nenhum lote, algo pode ter acontecido durante o processamento do IR.

O portal da Receita oferece tanto a consulta simplificada quanto uma análise completa do processamento da declaração, acessível via e-CAC. Caso o contribuinte encontre algum erro ou pendência, é possível realizar a retificação da declaração, corrigindo as informações incorretas.

Um dos motivos mais comuns para o não recebimento da restituição é a inconsistência nos dados bancários informados na declaração. Erros como digitos incorretos no número da conta ou da agência, ou o uso de contas de terceiros, podem impedir o pagamento. 

Se a conta bancária informada na declaração foi encerrada ou não existe mais, o pagamento não será realizado. Nesses casos, o valor da restituição fica disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Qualquer erro pode ser corrigido no Portal e-CAC, na seção “Consultar e Alterar Conta para Crédito de Restituição”.

Outra ação que pode ser tomada é verificar se sua declaração não caiu na malha fina. Quando isso acontece, a Receita Federal retém a restituição até que todas as pendências sejam resolvidas. Para verificar, basta acessar o Portal e-CAC com seu login Gov.br e consultar o status da declaração.

Se a sua declaração conta como “com pendências”, esse status indica que o contribuinte deve ter atenção. Isso porque, depois de processada pela Receita, foram encontradas pendências em relação a algumas informações declaradas.

Se ela for sinalizada assim, o contribuinte deve acessar a página da Receita, entender qual é a incompatibilidade e regularizá-las.

Se sua declaração consta como 'Tratamento manual', isso quer dizer que a declaração também está sendo analisada. O contribuinte deve acompanhar futura comunicação da Receita para saber como proceder.

E se por acaso sua declaração consta como cancelada, ela de fato foi cancelada por interesse da administração tributária ou por solicitação do contribuinte. Neste caso, é preciso realizar uma nova declaração.

Fonte: Portal Contábeis - Com informações adaptadas Exame

Compartilhe:

Postagens Recentes

Como PMEs podem garantir uma gestão...

Dez 20

Senado aprova projeto que limita uso de...

Dez 19

RFB emite alerta sobre sites falsos que...

Dez 18

RFB cria mecanismo antifraude para...

Dez 17

Segunda parcela do décimo terceiro...

Dez 16

CCJ da Câmara flexibiliza texto e...

Dez 12

FGTS Digital tem nova funcionalidade...

Dez 11

Nova faixa de isenção do Imposto de...

Dez 10