Notícias

Ministério da Previdência Social deve divulgar FAP 2024 ainda nesta semana

Out 04, 2023 | Comentários

Governo deveria ter divulgado FAP 2024 no último sábado (30).

O Ministério da Previdência Social deve disponibilizar nos próximos dias em seu site e no da Receita Federal, o Fator Acidentário de Prevenção (FAP) vigente para o ano de 2024 e demais ordens de desempenho que classificam as empresas por risco de acidente de trabalho.

O governo havia divulgado um comunicado com a expectativa de divulgação do FAP no último sábado, 30 de setembro, mas ainda não houve a liberação do conteúdo.

O FAP é um multiplicador, atualmente calculado por estabelecimento, que varia de 0,5000 a 2,0000, a ser aplicado sobre as alíquotas de 1%, 2% ou 3% da tarifação coletiva por subclasse econômica, incidentes sobre a folha de salários das empresas para custear aposentadorias especiais e benefícios decorrentes de acidentes de trabalho. O FAP varia anualmente e é calculado sempre sobre os dois últimos anos de todo o histórico de acidentalidade e de registros acidentários da Previdência Social.

Pela metodologia do FAP, as empresas que registrarem maior número de acidentes ou doenças ocupacionais, pagam mais. Por outro lado, o Fator Acidentário de Prevenção – FAP aumenta a bonificação das empresas que registram acidentalidade menor. No caso de nenhum evento de acidente de trabalho, a empresa é bonificada com a redução de 50% da alíquota.

Acesso ao FAP

O sistema para as empresas consultarem o valor do Fator Acidentário de Prevenção (FAP), bem como apresentarem contestação e recurso ao FAP atribuído a cada estabelecimento empresarial foi modernizado para garantir melhor fluidez nas consultas, adequar a estrutura às novas tecnologias disponíveis, modernizar os layouts e alterar a forma de acesso, que agora é realizada pelo GOV.BR e não mais pela senha de serviços previdenciários cadastrada na Receita Federal do Brasil.

Desde dezembro de 2022 a nova aplicação está disponível para a consulta ao FAP com a finalidade de substituir a aplicação anteriormente utilizada, permitindo a consulta ao FAP e aos elementos do cálculo, bem como o envio e consulta de contestações e recursos apresentados pela empresa. Ressalta-se que as informações exibidas na nova aplicação são as mesmas existentes na aplicação antiga, incluindo as vigências anteriores, visto que a base de dados é única, alterando-se apenas o layout de apresentação e a experiência de usabilidade.

Assim, a consulta aos elementos do FAP e o cadastramento e acompanhamento das contestações e recursos deve ser feita com acesso pela conta gov.br.

Os empresários têm 30 dias após a divulgação do FAP 2024 para recorrer e contestar sua classificação.

Fonte: Portal Contábeis 

Compartilhe:

Postagens Recentes

Sancionada lei que restringe uso de...

Jan 14

Sem aprovação de lei, tabela do IR...

Jan 13

Simples Nacional 2025: prazo para...

Jan 10

É #FAKE página que imita site do...

Jan 09

Fraudes contra MEIs: conheça os...

Jan 08

Isenção do IRPF de até R$ 5 mil...

Jan 07

MEIs ganham incentivos com créditos...

Jan 06

Como PMEs podem garantir uma gestão...

Dez 20