Notícias

Meu INSS atualiza reconhecimento facial no aplicativo para evitar fraudes e realizará cruzamento de imagens

Ago 04, 2023 | Comentários

Confira como vai funcionar a atualização do reconhecimento facial pelo aplicativo do governo.

Para evitar fraudes e golpes no uso dos serviços disponíveis no aplicativo do Meu INSS, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai lançar uma atualização que solicita a comprovação de vivacidade, verificando assim que a imagem é do contribuinte e não uma foto.

O novo recurso, que começa a valer já na próxima segunda-feira (7), será utilizado para reforçar a segurança no reconhecimento facial do sistema e será solicitado para dois pedidos do aplicativo: para realizar a alteração de local ou forma de pagamento do benefício previdenciário e o desbloqueio da aposentadoria ou pensão para empréstimo.

Dessa forma, o contribuinte que solicitar estes serviços no aplicativo, deverá passar pelo reconhecimento facial, que além de cruzar a imagem capturada no momento com a do banco de imagens do governo – para comprovar a identidade do usuário, na chamada biometria facial –, o sistema vai conseguir detectar se a imagem é ou não uma foto, e evitar fraudes.

Com a implementação da biometria facial nos últimos anos para aumentar a segurança dos serviços digitais do INSS, os golpistas encontraram novas formas de burlar as proteções do governo. A forma mais comum era solicitar uma foto do documento dos aposentados alegando que era um funcionário público e que precisava do documento para a prova de vida.

"O resultado do cruzamento entre as informações da vivacidade, da biometria facial e do nível de confiabilidade da conta Gov.br vai determinar se os serviços serão concluídos de forma automática ou passar por análise de um servidor", explicou o INSS ao divulgar a novidade.

Fonte: Portal Contábeis 

Compartilhe:

Postagens Recentes

RFB intensifica fiscalização e...

Nov 21

Imposto de Renda: Justiça Federal...

Nov 19

Da resistência à melhora na...

Nov 14

Projeto que proíbe celulares nas...

Nov 13

Pequenas e médias empresas são o alvo...

Nov 12

Após acordo com MEC, Conselho Nacional...

Nov 11

Novo golpe do FGTS rouba dados e faz...

Nov 08

Simples Trabalhista prevê redução de...

Nov 07