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Jogos de tabuleiro ajudam a turbinar o desempenho de crianças em matemática, aponta estudo

Jul 11, 2023 | Comentários

Pesquisa publicada na 'Early Years' mostra que jogos baseados em números, como Monopólio e Reversi (ou Othello), têm impacto positivo no aprendizado de crianças de 3 a 9 anos.

Jogos de tabuleiro baseados em números, como Monopólio e Reversi (também conhecido como Othello), ajudam as crianças mais novas a melhorarem o seu desempenho em matemática. A conclusão é de uma ampla pesquisa publicada sobre o tema ao longo dos últimos 23 anos.

Benefícios: Os jogos já eram conhecidos por contribuir para o aprendizado e o desenvolvimento, incluindo a leitura e alfabetização.

Ajuda com números: Agora, o estudo publicado na revista "Early Years" concluiu que, para crianças de 3 a 9 anos, o formato dos jogos baseados em números também contribui para aprimorar a habilidade de:

> fazer contas, como adição; e
> reconhecer se um número é maior do que outro.

Sob supervisão: Segundo os pesquisadores, o ganho na aprendizagem acontece quando as crianças brincam com esse tipo de jogo algumas vezes na semana sob a orientação de um professor ou adulto treinado.

Resultados da pesquisa: Houve ganho significativo nas habilidades de matemática em mais de 52% das tarefas analisadas. Quase um terço (32%) das crianças tiveram desempenho melhor depois de participar de sessões de jogos.

Diferença entre jogos

Jogos em que os participantes se revezam para mover peças em um tabuleiro diferem daqueles que envolvem habilidades específicas ou apostas.

As regras dos jogos de tabuleiro são fixas (limitando o que os jogadores podem fazer) e os movimentos das peças geralmente determinam a jogada.

Os jogos de tabuleiro podem ser considerados uma estratégia com impactos potenciais nas habilidades básicas e complexas de matemática.
— Dr. Jaime Balladares, autor principal da pesquisa

Segundo o pesquisador, que trabalha na Pontificia Universidad Católica de Chile, em Santiago, os jogos de tabuleiro, raramente usados na fase pré-escolar, podem ser facilmente adaptados para incluir objetivos de aprendizagem relacionados a habilidades de matemática.

Como foi o estudo:


O estudo baseou seus achados na revisão de 19 estudos publicados de 2000 para cá envolvendo crianças de 3 a 9 anos. O objetivo era compilar as evidências científicas disponíveis sobre os seus efeitos nas crianças.

Com exceção de um, todos focaram na relação entre jogos de tabuleiro e habilidades matemáticas.

O desempenho foi medido em quatro categorias, incluindo competência numérica básica, como a habilidade de dizer os números, e compreensão númerica básica, como "nove é maior do que três".

Fonte: G1/Educação

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