Mai 26, 2023 | Comentários
Receita espera receber um total de 39,5 milhões de declarações até o final do prazo.
Até as 11h da manhã desta quinta-feira (25), a Receita Federal já havia registrado a entrega de mais de 30,2 milhões de declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) do exercício de 2023. O órgão espera receber um total de 39,5 milhões de declarações até o fim do prazo, marcado para o dia 31 de maio.
A Receita Federal faz um alerta especial aos contribuintes: é fundamental não perder a data limite para entrega. Quem tem obrigação de apresentar a declaração e falhar em fazê-lo dentro do prazo estabelecido estará sujeito à cobrança de multa. Essa penalidade incide em 1% ao mês sobre o valor devido do Imposto de Renda, podendo chegar até ao limite de 20% do total do imposto. A multa mínima aplicável é de R$ 165,74.
Uma sugestão dada pela própria Receita para minimizar o risco de erros é aproveitar a facilidade da declaração pré-preenchida. Contudo, mesmo com essa ferramenta, é imprescindível que todos os dados sejam meticulosamente revisados e validados pelo contribuinte antes do envio final da declaração.
Para acompanhar as entregas e saber mais informações sobre a declaração do IRPF 2023, os contribuintes podem visitar o site da Receita Federal.
Fonte: Portal Contábeis - Com informações da Receita Federal