Mar 30, 2023 | Comentários
Dentro da plataforma é possível solicitar e simular aposentadoria, tirar informe de rendimentos e ver calendário de pagamentos.
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) criou uma plataforma para facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços do órgão.
Dentro do Meu INSS é possível solicitar aposentadoria, tirar informe de rendimentos, simular aposentadoria, ver calendário de pagamentos, fazer prova de vida, entre outras funcionalidades.
No entanto, caso haja necessidade, há uma central que presta esclarecimentos por telefone pelo número 135.
Todos os serviços funcionam da mesma forma tanto pelo site quanto pelo aplicativo (Google Play ou App Store).
Antes de entrar no sistema, é preciso criar uma conta dentro do Gov.Br, o cadastro do governo que reúne os principais serviços públicos da esfera federal.
Como criar a conta Gov.br?
Qualquer cidadão brasileiro ou estrangeiro com CPF pode fazer o cadastro dentro da plataforma Gov.br.
Para criar a conta, é preciso baixar o aplicativo (App Store ou Google Play) e seguir os passos, começando pelo "criar conta".
Com o cadastro, o cidadão consegue ter acesso a diversos serviços digitais do governo como INSS, carteira de trabalho digital e o seguro desemprego.
Como conseguir nível prata no Gov.br usando o aplicativo
Como conseguir nível ouro no Gov.br
Como entrar dentro do Meu INSS
Com o cadastro feito dentro do Gov.Br, basta acessar a plataforma Meu INSS, pelo aplicativo ou pelo site, preencher o login com usuário e senha. Automaticamente todas as suas informações vão aparecer linkadas.
Como solicitar benefícios pelo Meu INSS
O grande objetivo do INSS com a plataforma é facilitar a relação do cidadão com o governo federal e minimizar os deslocamentos a uma agência do órgão. Por conta disso, algumas etapas podem ser feitas de forma remota, como a solicitação de benefícios.
Como solicitar aposentadoria pelo app Meu INSS
Se já atingiu tempo de contribuição e idade para se aposentar, você pode fazer o pedido do benefício pelo aplicativo, sem sair de casa.
O INSS tem, por lei, um prazo de 30 dias para analisar os dados e documentos. Esse prazo pode ser prorrogado por mais 30 dias. Após concedido, o primeiro pagamento é feito em até 45 dias.
Fonte: Portal Contábeis - Com informações da Exame