Mar 06, 2023 | Comentários
Saiba quem tem direito à isenção do Imposto de Renda e como solicitar esse benefício.
A isenção do imposto sobre o rendimento é um benefício concedido para pessoas físicas que recebem aposentadoria até uma determinada faixa de rendimento. E para pessoas físicas que recebem outros rendimentos, desde que comprovem estar acometidas por alguma doença grave ou ter sido aposentada por acidente em serviço ou moléstia profissional.
A declaração de isenção do Imposto de Renda (IR) não é obrigatória, porém é recomendável, uma vez que evita que os dados do contribuinte caiam na malha fina ou gerem dúvidas.
Quem pode solicitar isenção?
Pode solicitar a isenção do IR todas as pessoas que se enquadrem entre os contribuintes com direito a este benefício.
O contribuinte deve solicitá-la através do preenchimento da declaração de isenção do Imposto de Renda no site da Receita Federal. Salvo os casos de pessoas aposentadas por invalidez ou portadores de doenças graves que têm suas aposentadorias em instituições regionais e não federais.
Neste caso, o cidadão precisa preencher sua própria declaração de IR informando a existência da doença e também o laudo pericial de um médico, atestando a complicação, sendo necessário apresentar a documentação à Receita Federal, comparecendo presencialmente a uma unidade de sua cidade.
Quem tem direito à isenção do Imposto de Renda?
Quais são as doenças que podem garantir a isenção no Imposto de Renda?
A Lei nº 7.713/88. garante a isenção do IR para pessoas com determinadas doenças desde que comprovadas com documentos médicos. São elas:
Como solicitar a isenção do IR?
O contribuinte pode fazer a solicitação através do Site do Meu INSS e seguir as seguintes etapas:
Documentação necessária
Documentação em comum para todos os casos
Obrigatória:
Se for procurador ou representante legal:
A segunda etapa consiste na perícia médica. O segurado poderá ser chamado para realizar perícia, em local, dia e hora marcados pelo próprio INSS. No dia da perícia, a pessoa deve mostrar seus documentos de identificação, todos os laudos e exames originais.
Por fim basta esperar o resultado e acompanhar a resposta do processo também pelo site do Meu INSS.
Para acompanhar e receber a resposta do processo basta seguir os seguintes passos:
Fonte: Portal Contábeis - Com informações Gov.br