Fev 07, 2023 | Comentários
Criminosos estão usando os Correios para aplicar novo tipo de golpe. Criminosos estão usando os Correios para aplicar novo tipo de golpe.
Criminosos estão usando os Correios para aplicar um novo tipo de golpe.
Segundo o alerta da Receita Federal, os criminosos têm enviado notificações falsas, em nome do órgão, para pessoas que fazem negociações de empréstimos ou financiamento com bancos, exigindo pagamento de imposto para “facilitar” essas transações.
A Receita explicou que o crime é feito da seguinte maneira: por meio dos Correios, quadrilhas especializadas enviam um documento com marca da Receita Federal, para pessoas que estão realizando negociações com instituições financeiras.
Os criminosos então alegam que o crédito só “será desbloqueado” com o pagamento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).
Para praticar o golpe, os criminosos usam notificações e documentos de arrecadação falsos.
Assim, de acordo com a Receita, induzem a vítima a pagar taxas inexistentes para a suposta liberação do dinheiro.
O órgão alerta ainda, que o documento falso enviado pelos criminosos contém dados bancários para depósito e assinatura também fraudulenta.
Segundo a Receita, o recolhimento do IOF é feito exclusivamente por meio de Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf) .
Além disso, a cobrança e o recolhimento são efetuados pelo responsável tributário, ou seja, pela instituição financeira que concede o crédito ao cliente, não pela Receita Federal.
No alerta, o órgão orientou as pessoas a procurar a polícia caso recebam essas notificações falsas.
Além disso, as vítimas devem guardar as provas para poder registrar o boletim de ocorrência.
Como se proteger
Atenção, também, para outros tipos de golpes envolvendo o nome da Receita Federal:
Fonte: Portal Contábeis - Com informações do G1