Nov 18, 2022 | Comentários
Com a alta de casos de covid-19, unidades de ensino voltaram a recomendar o uso de máscara
O Brasil vive um momento de alta de casos de covid-19. Nos últimos sete dias, o consórcio de veículos de imprensa apontou uma média móvel de 11.525 casos positivos, um número 211% maior que o cálculo de 14 dias atrás. Diante desse cenário, a rede pública e particular de ensino estão voltando a recomendar o uso de máscara nos ambientes fechados das unidades escolares.
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) informou, que devido ao aumento do número de casos de covid-19, a pasta voltou a recomendar a utilização de máscaras em situações de maior risco de transmissão do vírus, como os ambientes fechados das escolas. A secretaria, ainda, reforçou que todas as escolas da rede seguem os protocolos sanitários, como higienização constante das mãos, higienização e ventilação dos ambientes, identificação e afastamento dos casos e monitoramento de seus contactantes. “Se houver caso de estudante ou professor suspeito (2 ou mais sintomas) ou confirmado para Covid-19, este deve permanecer em isolamento por 5 dias, conforme orientação médica”, disse a nota enviada à CRESCER.
Colégio particulares
O uso de máscara também voltou a ser recomendado no Colégio Santa Cruz, localizado na zona oeste do município de São Paulo. A unidade de ensino enviou aos pais um comunicado informando que o uso da proteção facial é recomendado em ambientes fechados da escola, como por exemplo, salas de aula, laboratórios, anfiteatro, escritórios e salas de reunião.
A medida foi tomada diante do aumento do número de casos de covid-19 entre alunos e educadores nas últimas semanas. Em seu comunicado, a escola reforçou que caso o aluno teste positivo para a covid-19, ele não deve frequentar a escola por sete dias contados a partir do dia do teste ou do primeiro sintoma. No entanto, após o quinto dia, caso o estudante não apresente mais sintomas e obtenha resultado negativo em novo teste do tipo PCR, poderá vir à escola com o uso obrigatório de máscara nos dois dias seguintes.
Na Escola Tarsila do Amaral, na zona norte, o uso de máscara também voltou a ser recomendado a partir desta sexta-feira (18). O Centro Educacional Pioneiro, na zona Sul da capital, também voltou a recomendar o uso da proteção facial por parte dos alunos e educadores, assim como o Colégio Equipe e a escola Gracinha, ambos na zona oeste do município. Na zona sul, Milena Palma, diretora Carandá Educação, também informou que após conversar com a equipe médica, a escola voltou a recomendar máscara em ambientes fechados ou com aglomeração.
No Colégio Augusto Laranja, em Moema, enviou um comunicado aos pais informando que voltou a recomendar o uso de máscaras por alunos e funcionários em ambientes fechados, devido ao aumento de casos de covid-19 nas últimas semanas.
A unidade de ensino também reforçou que caso os estudantes tenham sintomas da doença é necessário informar imediatamente a equipe da enfermaria das escolas. Em caso de teste positivo, o aluno deverá ficar afastado por sete dias.
Fonte: Portal Revista Crescer - Crescer Online — São Paulo