Out 03, 2022 | Comentários
Em algum momento você já se deparou com a seguinte situação: foi contratado pela competência e desligado pelo seu comportamento, ou essa tal situação já aconteceu com você? Este artigo irá ajudar você a refletir
Em algum momento você já deparou com a seguinte situação: foi contratado pela competência e desligado pelo seu comportamento, ou essa tal situação já aconteceu com você? Se já deparou com uma dessas situações esse artigo irá lhe ajudar refletir e compreender melhor esses dois fatores essenciais para o sucesso ou infelicidade de muitos profissionais no mundo corporativo.
No mundo empresarial um dos pré-requisitos que a maioria das organizações procuram é a capacitação do indivíduo para ocupar cargos específicos de acordo com a sua estrutura organizacional, por isso é fundamental que o processo de recrutamento e seleção de pessoal seja eficaz, maximizando as possibilidades de uma tomada de decisão mais assertiva. A capacitação profissional é uma das principais portas de entrada para ingressarmos nas empresas, temos hoje inclusive empreendimentos que remuneram de acordo com a competência do profissional.
O que me despertou o interesse para este tema, é o fato de muitos estudiosos da Administração compreenderem a competência como algo isolado, simplesmente como ter o saber e é nesse momento que muitos profissionais frustram, por esquecerem das habilidades comportamentais que agregam valor as atividades desempenhadas e que se tornam o diferencial competitivo nesse mercado instável, incerto, turbulento e dinâmico.
Quem nunca ouviu algumas frases como essas: “do que adianta ter doutorado se não cumprimenta o porteiro do prédio onde mora, ” “ Nossa! Estudou para ficar bobo” e tem mais uma, “é muito inteligente, mas se acha demais” vejam que nas três citações o foco é o comportamento.
Chiavenato em sua obra: Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações, descreve competência como o conjunto de conhecimento (ter o saber), habilidades (saber fazer) e atitude (querer fazer) se nós olharmos por essa ótica e soubermos colocar em prática nas organizações certamente teremos sucesso é um desafio mas toda e qualquer habilidade pode ser aprimorada, porque pessoas não possuem defeitos, possuem pontos fracos, diferente de um objeto que estraga e consertamos novamente.
Ainda nesse contexto podemos explorar o talento humano, que são as competências e habilidades que nos diferenciam dos demais, o capital humano que é as organizações permitir condições que contribuam para a qualidade de vida física e psicológica do indivíduo no exercício de suas funções, ter um bom clima organizacional e o capital intelectual que é a fusão do talento do ambiente e de suas habilidades interpessoais.
Com isso, estudantes de Administração, profissionais que atuam na área e nós Administradores se tivermos uma visão holística de competência como também habilidades e com condições de exercemos todo o nosso potencial teremos uma carreira marcada por conquistas.
Parafraseando uma pessoa que tenho grande estima Thamiris Isabel: “ Eu gosto do meu trabalho e eu o vivo intensamente, é algo que me faz muito bem” é com essa atitude, pensamento e o conjunto de habilidades e conhecimentos que iremos romper barreiras sempre em busca da excelência.
Fonte: Portal Administradores.com - Nilander de Oliveira