Notícias

YouTube Edu passa a ter conteúdos alinhados à BNCC e ao Novo Ensino Médio

Fev 03, 2022 | Comentários

Reestruturação do canal voltado à educação terá curadoria da UNESCO, com especial atenção à acessibilidade, diversidade e igualdade de gênero

No ar desde 2013 e com quase 500 mil inscritos, o canal brasileiro YouTube Edu é um importante suporte pedagógico. A fim de alcançar mais usuários, atualizar suas produções e apoiar o ensino remoto, o YouTube Edu passará a contar com a curadoria da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) em seus conteúdos.

Fundado pelo Google Brasil em parceria com a Fundação Lemann, o canal gratuito reúne recursos educacionais voltados para os ensinos fundamental e médio, com aulas sobre língua portuguesa, matemática, ciências (química, física e biologia), história, geografia, língua espanhola e língua inglesa. A proposta é alinhá-los à BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e ao Novo Ensino Médio, considerando ainda a acessibilidade e temas como diversidade e igualdade de gênero. O YouTube Edu também reúne dicas para que professores possam utilizar as ferramentas digitais como apoio pedagógico.

De acordo com a diretora e representante da Unesco no Brasil, Marlova Noleto, a entidade “tem liderado iniciativas para garantir que, nesse momento exigente, o direito à educação de crianças, adolescentes e jovens ao redor do mundo seja protegido.” Para Marlova, a parceria com o YouTube é fundamental para que se atinja o objetivo de promover uma educação de qualidade com atenção sobre o ensino e o uso das ferramentas digitais.

Ações contínuas

Com o novo formato a ser construído durante o ano, está prevista a formação de professores para que utilizem o conteúdo em seus planos de aula. “O YouTube é uma plataforma de conteúdo versátil, alinhada às principais necessidades de nossos usuários. Acreditamos que a democratização do acesso à educação é uma contribuição importante para ajudar a reduzir desigualdades, possibilitando a pessoas de diferentes contextos sociais o acesso a materiais educacionais de qualidade de forma gratuita“, afirma a gerente de parcerias estratégicas para conteúdos infantis, educacionais e de saúde no YouTube Brasil, Clarissa Orberg.

O acesso gratuito a conteúdos educativos de qualidade é um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas), com destaque ao ODS 4: “Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos”.

Fonte: Portal Porvir - Redação 

Compartilhe:

Postagens Recentes

Sites falsos de órgãos do governo...

Abr 17

Empresas poderão ser obrigadas a...

Abr 16

Relatório aponta que mulheres...

Abr 14

Declaração de Imóveis na Planta no...

Abr 11

IRPF 2025: declaração pré-preenchida...

Abr 10

Declaração Anual do Simples Nacional...

Abr 09

Imposto de Renda 2025: veja mudanças...

Abr 08

Adiar a entrega do Imposto de Renda...

Abr 07