Mai 10, 2021 | Comentários
Também conhecido como rotatividade pessoal, o indicador entre admissões e desligamentos pode ajudar a melhorar seu negócio
Um dos índices mais importantes para o departamento pessoal da empresa é o Turnover, termo em inglês que se traduz como “virada” e também entendido como “renovação”, é o indicador entre novas contratações e demissões dentro de um certo período de tempo.
Se o turnover estiver alto, com grande rotatividade de funcionários, pode prejudicar o andamento da empresa, pois afeta diretamente a produtividade e o desempenho dos funcionários do departamento desfalcado. Um baixo turnover resulta diretamente no crescimento do negócio e indica satisfação dos empregados.
Como reduzir o Turnover
Um alto índice pode significar que alguma área não está sendo bem desenvolvida e pode estar recebendo menos atenção. A falta de oportunidades ao trabalhador, de comunicação na equipe, de reconhecimento e um clima organizacional desfavorável, pode também influenciar negativamente na rotatividade.
O turnover pode ser considerado funcional e benéfico quando planejado para substituir aquele colaborador que já não possui mais o perfil desejado para aquela vaga ou que está insatisfeito com a posição, mas a decisão deve ser estudada e pensada entre equipe e departamento pessoal.
Brasil lidera índices de rotatividade
De acordo com a pesquisa global feita pela empresa internacional Robert Half, especializada em recrutamento e seleção, o Brasil é o país com maior índice de Turnover, apontando que desde 2010 a rotatividade pessoal cresceu em 82%.
Embora o turnover seja realidade dentro das empresas, existem diversas variáveis que podem influenciar nesse processo. Muitos desligamentos involuntários são necessários, mas outros fatores podem ser monitorados e revertidos a tempo.
Fonte: Portal Contábeis / Com informações de Catho/Robert Half