Notícias

Doria prorroga fase de transição em SP, mas amplia horários e capacidade

Mai 07, 2021 | Comentários

O governo de São Paulo anunciou hoje a prorrogação da fase de transição do Plano SP, que coordena a flexibilização das medidas restritivas de combate à pandemia de covid-19, por duas semanas. Em nova etapa, comércio e serviços poderão funcionar até as 21h, mas permissiva que a fase laranja. A medida valerá de amanhã até o dia 23.

Apesar da manutenção do modelo, que mantém todo o estado com as mesmas medidas restritivas —ao contrário do antigo, que dividia o estado em regiões—, o horário de funcionamento das atividades econômicas e a capacidade de ocupação dos estabelecimentos comerciais foi ampliada. Agora, comércio e serviços poderão funcionar até as 21h —atualmente, o limite é até as 20h—, e a capacidade de ocupação passa de 25% para 30%.


Com os novos horários, o toque de recolher, que está vigente hoje das 20h às 5h, passa para das 21h às 5h. O objetivo da medida é diminuir a circulação de pessoas no período da noite.

A primeira etapa da fase de transição começou ainda em 18 de abril, quando o estado saiu da fase emergencial, mais restritiva até agora. Durante o período de março e abril, São Paulo viveu o pior momento da covid-19, com ambos os meses somando o maior número de mortes de pessoas infectadas pelo coronavírus desde o início da pandemia.

De acordo com o Centro de Contingência, quedas nos três principais indicadores principais — novos casos, internações e óbitos — permitiram que o estado fizesse essa flexibilização.

"Estamos trabalhando com dados objetivos. Os indicadores que temos hoje são de redução dos novos casos, na última semana de redução das internações e de óbito. Nós não acreditamos que esses indicadores estejam apontando para uma terceira onda, então nos temos que trabalhar em cima dos dados que nós temos. Agora, todo cuidado é pouco" - João Gabbardo, coordenador-executivo do Centro de Contingência.

Gabbardo responde a uma preocupação apontada por especialistas sobre uma possível terceira onda após a flexibilização.

"O que nos temos ao nosso favor nesse momento, e eu venho insistindo nessa hipótese, essa deve ser a ultima vez que SP tenha estado na fase vermelha, porque, se nós continuarmos mantendo esse controle pelas próximas três semanas, junto com a ampliação da vacinação, vão nos oferecer uma outra condição de imunidade", afirmou Gabbardo.

Fonte: Portal UOL - Henrique Salles Barros, Lucas Borges Teixeira e Rafael Bragança

Compartilhe:

Postagens Recentes

RFB intensifica fiscalização e...

Nov 21

Imposto de Renda: Justiça Federal...

Nov 19

Da resistência à melhora na...

Nov 14

Projeto que proíbe celulares nas...

Nov 13

Pequenas e médias empresas são o alvo...

Nov 12

Após acordo com MEC, Conselho Nacional...

Nov 11

Novo golpe do FGTS rouba dados e faz...

Nov 08

Simples Trabalhista prevê redução de...

Nov 07