Out 02, 2024 | Comentários
Reajuste de mensalidades em 98% das escolas particulares será inevitável em 2025
Pesquisa da Meira Fernandes aponta que aumento deve variar entre 8% e 10% devido aos custos operacionais e inclusão de alunos especiais.
A pesquisa realizada pela Meira Fernandes, empresa referência em gestão educacional, revelou que 98% das escolas particulares brasileiras terão que reajustar suas mensalidades em 2025. O estudo, que ouviu 1.500 instituições, aponta que 9 em cada 10 escolas aplicarão aumentos que variam entre 8% e 10%, como forma de equilibrar os custos operacionais.
Entre os principais fatores que impulsionam o reajuste estão os aumentos salariais de professores e auxiliares, além dos investimentos em equipe pedagógica para atender à crescente demanda de alunos com laudos médicos. Segundo a pesquisa, 58% das escolas reportaram aumento de até 5% no número de diagnósticos de alunos com necessidades especiais, sendo que 44,12% desses casos estão relacionados ao Transtorno do Espectro Autista (TEA).
“A inclusão desses alunos é um avanço significativo, mas os custos estruturais e pedagógicos não estavam previstos no planejamento de 2023, o que torna necessário o reajuste para 2025”, explicou Dra. Mabely Meira Fernandes, diretora jurídica da Meira Fernandes. Ela também destacou que a inflação e a inadimplência, que afeta até 6% das escolas, agravam ainda mais a situação.
O impacto financeiro vem se agravando nos últimos três anos, com a folha de pagamento dos professores registrando aumento de 7,65% no período de 2021 a 2023, segundo o índice do Sindicato dos Professores (SINPRO). Para 2024, já há a previsão de um novo aumento de 5%, que somado aos outros custos operacionais, reforça a necessidade dos reajustes.
A pesquisa da Meira Fernandes também revelou que, para 2025, cerca de 48,33% das instituições aplicarão reajustes entre 8% e 10%, enquanto 33,33% devem elevar os valores entre 5% e 7%. Esses aumentos visam reequilibrar as contas, sem margem de lucro adicional para as escolas.
A pesquisa foi realizada entre junho e julho de 2024, abrangendo escolas responsáveis por mais de 66.290 matrículas em nove estados brasileiros, representando 70,14% do total de escolas privadas do país.
A PESQUISA MEIRA FERNANDES
Este é o 3º ano que a Meira Fernandes realiza a pesquisa de índices de reajustes, rematrículas, matrículas e inadimplência no segmento educacional. Todas disponíveis na íntegra, no formato PDF, para os interessados da imprensa e do setor educacional.
A pesquisa realizada de maneira presencial e também digital, foi endereçada aos donos das escolas particulares, os chamados “Mantenedores” e também a seus diretores da área financeira, que responderam ao questionamento feito de maneira direta e objetiva com cerca de 10 perguntas que buscam trazer um retrato claro do setor e os impactos sofridos ao longo do ano.
LINK PARA ACESSAR A PESQUISA COMPLETA - CLIQUE AQUI
LINK DA MATÉRIA NO PORTAL DA CIDADE
Fonte: Portal da Cidade Sumaré