Na Mídia

Pesquisa Meira Fernandes é destaque no Portal da Cidade de Sumaré

Out 02, 2024 | Comentários

Reajuste de mensalidades em 98% das escolas particulares será inevitável em 2025 

Pesquisa da Meira Fernandes aponta que aumento deve variar entre 8% e 10% devido aos custos operacionais e inclusão de alunos especiais. 

A pesquisa realizada pela Meira Fernandes, empresa referência em gestão educacional, revelou que 98% das escolas particulares brasileiras terão que reajustar suas mensalidades em 2025. O estudo, que ouviu 1.500 instituições, aponta que 9 em cada 10 escolas aplicarão aumentos que variam entre 8% e 10%, como forma de equilibrar os custos operacionais.

Entre os principais fatores que impulsionam o reajuste estão os aumentos salariais de professores e auxiliares, além dos investimentos em equipe pedagógica para atender à crescente demanda de alunos com laudos médicos. Segundo a pesquisa, 58% das escolas reportaram aumento de até 5% no número de diagnósticos de alunos com necessidades especiais, sendo que 44,12% desses casos estão relacionados ao Transtorno do Espectro Autista (TEA).

“A inclusão desses alunos é um avanço significativo, mas os custos estruturais e pedagógicos não estavam previstos no planejamento de 2023, o que torna necessário o reajuste para 2025”, explicou Dra. Mabely Meira Fernandes, diretora jurídica da Meira Fernandes. Ela também destacou que a inflação e a inadimplência, que afeta até 6% das escolas, agravam ainda mais a situação.

O impacto financeiro vem se agravando nos últimos três anos, com a folha de pagamento dos professores registrando aumento de 7,65% no período de 2021 a 2023, segundo o índice do Sindicato dos Professores (SINPRO). Para 2024, já há a previsão de um novo aumento de 5%, que somado aos outros custos operacionais, reforça a necessidade dos reajustes.

A pesquisa da Meira Fernandes também revelou que, para 2025, cerca de 48,33% das instituições aplicarão reajustes entre 8% e 10%, enquanto 33,33% devem elevar os valores entre 5% e 7%. Esses aumentos visam reequilibrar as contas, sem margem de lucro adicional para as escolas. 

A pesquisa foi realizada entre junho e julho de 2024, abrangendo escolas responsáveis por mais de 66.290 matrículas em nove estados brasileiros, representando 70,14% do total de escolas privadas do país.

A PESQUISA MEIRA FERNANDES

Este é o 3º ano que a Meira Fernandes realiza a pesquisa de índices de reajustes, rematrículas, matrículas e inadimplência no segmento educacional. Todas disponíveis na íntegra, no formato PDF, para os interessados da imprensa e do setor educacional.

A pesquisa realizada de maneira presencial e também digital, foi endereçada aos donos das escolas particulares, os chamados “Mantenedores” e também a seus diretores da área financeira, que responderam ao questionamento feito de maneira direta e objetiva com cerca de 10 perguntas que buscam trazer um retrato claro do setor e os impactos sofridos ao longo do ano.

LINK PARA ACESSAR A PESQUISA COMPLETA - CLIQUE AQUI

LINK DA MATÉRIA NO PORTAL DA CIDADE

Fonte: Portal da Cidade Sumaré

Compartilhe:

Na Mídia - Recentes

PESQUISA MEIRA FERNANDES sobre USO DO...

Nov 13

PESQUISA MEIRA FERNANDES sobre USO DO...

Nov 12

PESQUISA MEIRA FERNANDES sobre USO DO...

Nov 12

PESQUISA MEIRA FERNANDES sobre USO DO...

Nov 13

PESQUISA MEIRA FERNANDES é destaque no...

Out 07

Pesquisa Meira Fernandes é destaque no...

Out 04

Pesquisa Meira Fernandes é destaque no...

Out 04

Pesquisa Meira Fernandes é destaque no...

Out 03