Eventos

III Jornada Financeira para Gestores de Instituições de Ensino

De Mai 15, 2014 Até Mai 16, 2014 | Comentários

Informações sobre o Evento

Dia 15 de maio - Programação Geral

08h30 - Credenciamento e Welcome Coffee

09h00 - Avaliação de Empresas e Fusões & Aquisições no setor Educacional

  • Principais indicadores utilizados para se avaliar empresas educacionais
  • Avaliação de empresas com modelo de ensino presencial e EAD
  • Como avaliar empresas, plataformas e aquisições secundárias
  • Sinergias almejadas pelos grupos educacionais e formas de gestão
  • Como obter o sucesso em F&A
     

Por: Ms. Rodrigo Pasin

Sócio da V2Finance / Clairfield International. Mestre e Bacharel em Administração Financeira pela FEA-USP/RP e SP. Professor de Finanças do INEPAD, FUNDACE, da FIA - Fundação Instituto de Administração e da FGV/Law. Criador do Modelo Multifatorial de Avaliação de Empresas. Participou de 35 transações de fusões e aquisições (F&A) e mais de 200 avaliações nos últimos 10 anos. Autor de Avaliação de Empresas: Um Guia para Fusões & Aquisições, Pearson Education, 2010.

11h00 – Coffee break e networking

11h15 - Tributação das Instituições de Ensino Particulares – Perspectivas e Medidas

  • Tributos incidentes nas instituições de ensino – espécies, incidência, fato gerador
  • Enquadramento tributário
  • Distribuição de Lucros ou Pro-Labore – Simples Nacional, Lucro Real e Lucro Presumido
  • Obrigações acessórias
  • Possibilidade de recolhimento de tributos pelo regime de caixa
  • Entidades Sem Fins Lucrativos – INSS 25,5%
  • Desoneração da folha de pagamento
  • Cruzamento de informações pelo Fisco
  • A necessidade de um ótimo planejamento financeiro e tributário com vistas a obter os melhores resultados para as entidades
     

Por: Wagner Eduardo Bigardi

Gestor Fiscal na Meira Fernandes Consultoria & Assessoria. Contador. Profissional com mais de 20 anos de atuação nas áreas Fiscal e Contábil, sendo 12 anos de atuação no segmento Educacional. Pós-graduado em Controladoria e Administração Financeira e Negócios pela Universidade Paulista – Unip. Pós-graduado em Consultoria e Gestão de Empresas pela Faculdade Trevisan.

12h30 – Intervalo para o almoço

14h00 – Usando Alocação de Recursos para Promover a Reconfiguração e a Mudança de Processos

  • Estratégia e Inovação: O Fim das Vantagens Competitivas Sustentáveis
  • Recursos e Organização: Um novo playbook
  • Conclusões: P&R
     

Por: Prof. Eduardo Tambor Jr.

Mestre em Administração pela EAESP-FGV, com curso de especialização em gestão pela FDC/INSEAD, engenheiro pela Escola de Engenharia Mauá. Foi professor da Escola Politécnica da USP e da Escola de Engenharia Mauá. Atualmente exerce a função de Diretor de Operações do Colégio Bandeirantes e da Faculdade de Tecnologia Bandeirantes - BandTec, com experiência em planejamento, tecnologia da informação, estratégia e modelos de gestão.

15h30 – O Reflexo das Certificações (CEBAS e PROUNI) na Gestão Contábil das Instituições de Ensino

  • Normas contábeis
  • Registro para comprovação das atividades
  • Reflexos tributários nas demonstrações contábeis
     

Por: Marcelo Monello

Contador, Técnico Contábil e Engenheiro Civil. Especialista em Administração e Extensão Universitária – Normas Internacionais de Contabilidade pela PUC-SP. Sócio do Monello Contadores - Escritório Contábil Dom Bosco, empresa especializada em gestão contábil de Entidades do Terceiro Setor a mais de 45 anos. Conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo – CRC-SP. Conselheiro Fiscal do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo.

16h30 – Coffee break e networking

16h45 – Técnicas de Negociação das Convenções Coletivas de Trabalho e seus Reflexos na Gestão Financeira

  • Técnicas de negociação salarial
  • Aspectos relacionados às convenções coletivas de trabalho
  • Cuidados na terceirização de funcionários
     

Por: Dr. José Antônio Figueiredo Antiório

Diretor de Rotary International 2011-13. Presidente da Federação dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de São Paulo. Presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Básico de Osasco e Região. Diretor Presidente e Fundador do Colégio Padre Anchieta. Diretor Presidente do Grupo de Empresas Anchieta, Platinum, Criarte Express. Diretor Tesoureiro e Coordenador Jurídico do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de São Paulo.

17h30 – Encerramento do primeiro dia



Dia 16 de maio - Programação Específica para a Educação Superior

08h30 – Gestão em IES - De "A" a "Z"- Uma Avaliação Empírica

Por: Nilson Leis

Mestre em Economia, com especializações em Planejamento Estratégico, Administração Financeira e Investimentos. Atua há mais de 25 anos em IES, como professor nas áreas de Economia e Planejamento, Coordenador de Curso, Assessor de Planejamento e há 12 anos Diretor e/ou Pró-Reitor Administrativo. Gestor das áreas de TI, controladoria, financeira, contabilidade, RH, Marketing, Compras e Jurídico. Atuou como Gerente de Planejamento e Relações Governamentais em empresa multinacional, sendo representante em entidades de classe, durante 10 anos (ANFAVEA,SINDIMAQ, FIESP).

09h30 - Indicadores de Performance da Economia da Recorrência: Como isso afeta o futuro de sua IES

  • Um novo olhar sobre as finanças
  • Novas formas de analisar a performance financeira dos negócios
     

Por: Mauricio Kigiela

Empreendedor serial, foi fundador do Site Blindado, líder nacional em proteção de lojas virtuais contra hackers, da Internet Intelligence e do Smartbill, primeira empresa brasileira especializada em gestão para a Economia da Recorrência. É formado em Administração de empresas pelo Mackenzie, Especialização em planejamento estratégico e orçamentário pelo IBMEC e pelo OPM – Owner and President Management pela Harvard Business School. Possui forte background em finanças e planejamento.

10h00 – Coffee break e networking

10h15 – Fontes de Dissipação e de Incremento de Valor em um Cenário de Consolidação no Ensino Superior

  • Principais medidas para incremento de valor em uma IES
  • Fatores que levam IES a perder valor, podendo chegar ao fechamento / descredenciamento junto ao MEC
     

Por: Sergio Werther Duque-Estrada

Sócio fundador da Valormax. Foi managing-director da área de Fusões & Aquisições e Privatização do BankBoston no Brasil; diretor da área de finanças corporativas da Socimer do Brasil (Socimer Group of Switzerland); e diretor do Banco Chase Manhattan. Foi assessor da presidência do BNDES de 1981 a 1988. É, pela segunda vez, Vice Presidente do Conselho do TMA Brasil (Turnaround Management Association), e membro do conselho da Newmark Knight Frank. Sérgio é formado em administração pela Fundação Getulio Vargas, tem pós-graduação em finanças pela PUC-Rio, mestrado (MBA) pela New York University (Stern School of Business), dentre vários outros cursos de especialização em finanças e marketing.

11h15 - Momento Interativo de Experiências Bem Sucedidas entre os Participantes e Palestrantes Presentes

Por: Sérgio Roschel

Sócio fundador da Valormax. Foi managing-director da área de Fusões & Aquisições e Privatização do BankBoston no Brasil; diretor da área de finanças corporativas da Socimer do Brasil (Socimer Group of Switzerland); e diretor do Banco Chase Manhattan. Foi assessor da presidência do BNDES de 1981 a 1988. É, pela segunda vez, Vice Presidente do Conselho do TMA Brasil (Turnaround Management Association), e membro do conselho da Newmark Knight Frank. Sérgio é formado em administração pela Fundação Getulio Vargas, tem pós-graduação em finanças pela PUC-Rio, mestrado (MBA) pela New York University (Stern School of Business), dentre vários outros cursos de especialização em finanças e marketing.

12h30 – Encerramento 

Dia 16 de maio - Programação Específica para o Básico

08h30 - Case de Sucesso: a Virada Financeira do Colégio São Luis

  • Atitudes que alavancaram o nº de alunos e os resultados
  • Aumento de receita
  • Aposta nos profissionais e envolvimento da equipe: conhecer para transformar
  • Estrutura e acompanhamento das informações gerenciais
  • Parâmetros para gastos com pessoal, gastos gerais e resultado operacional
     

Por: Jairo Nogueira Cardoso

Experiência de 33 anos na área de Educação, Diretor Administrativo e Financeiro do Colégio São Luís desde 2001, graduado em Matemática e Pedagogia, pós-graduado em Administração com ênfase em Gestão Empresarial, especialização em Gestão Estratégica de Negócios e com habilitação para implantação do Sistema de Qualidade em Gestão Escolar.

10h00 – Coffee break e networking

10h15 – Práticas e Técnicas Eficazes para Redução da Inadimplência

Por: Prof. Milton dos Santos

11h15 - Momento Interativo de Experiências Bem Sucedidas entre os Participantes e Palestrantes Presentes


Por: Marco Gregori 

Atual Diretor Geral da EduInvest. Diretor Mantenedor do Colégio Anhembi Morumbi. Diretor Mantenedor do Colégio Anchieta. Foi Membro do Conselho da Anhanguera Educacional, Membro do Conselho da Universidade Anhembi Morumbi e Principal do Fundo Stratus Banco de Negócios. Engenheiro de Computação pelo ITA e MBA pela Wharton School. 

12h30 – Encerramento

Para mais informações sobre a III Jornada Financeira para Gestores de Instituições de Ensino, clique aqui.

Compartilhe: