De Jun 01, 2017 Até Jun 01, 2017 | Comentários
Para quem se destina
Profissionais de instituições de ensino que atuam nas áreas: financeira, custos, controladoria, contabilidade e comercial. Gestores envolvidos nos processos decisórios, nas negociações, no gerenciamento e controle das operações.
Benefícios em participar desta jornada
Programação
8h30 – Credenciamento e welcome coffee
9h00 – Estrutura de controle como aliada na gestão de custos
- Controladoria, Auditoria e Conselho fiscal
- Atuação da administração superior sobre custos
- Proposta de estrutura econômica para a área
Prof. Dr. Sergio Marcus Nogueira Tavares
Consultor associado da HUMUS para Gestão Financeira e Governança. Doutor e Mestre em Educação. Bacharel em Administração de Empresas. Possui mais de 30 anos de experiência em gestão universitária, exercendo funções de Diretor Financeiro, Controler, Vice-Reitor Administrativo e em Conselhos de Administração de instituições educacionais, além da docência no ensino superior. Coautor nos livros “Gestão Universitária: os caminhos para a excelência” e “Desafios da gestão universitária contemporânea”, dentre outras publicações.
11h00 – Coffee break
11h15 – Apuração do custo efetivo de pessoal
- Verbas trabalhistas no contexto da área educacional
- Encargos trabalhistas e encargos sociais
Irene Baseto
Gestora de Departamento Pessoal na Meira Fernandes. Professora e Pós-graduada em Recursos Humanos. Experiência de mais de 30 anos na área trabalhista e previdenciária, dentre eles, mais de 23 anos dedicados exclusivamente à legislação específica para instituições de ensino.
12h30 – Intervalo para o almoço
14h00 – Aumento de eficiência – um caso real
- Como sistematizar a oferta de disciplinas, visando à otimização da quantidade de carga horária e à entrega de mais qualidade para o aluno;
- Como montar uma estrutura padrão de unidades/campi;
- Como controlar e otimizar a ocupação do espaço físico nas unidades.
Moacyr Rebello Horta Neto
Diretor de Planejamento de Operações na Kroton Educacional. Vinte e cinco anos de experiência profissional nas áreas de operações, financeira e de controladoria, no mercado educacional e no mercado financeiro. MBA Executivo em Finanças e Mestrado em Administração (Finanças e Controladoria) pelo Ibmec Business School. Graduação em Economia e em Comunicação Social/Jornalismo pela UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
15h00 - O papel da tecnologia na gestão e diminuição dos custos educacionais
Raul Ishikawa
Responsável por desenvolvimento de novos negócios e parcerias da Nuvem Mestra, parceiro Premier Google for Education no Brasil. Formado em Economia pela FEA-USP e especialização em tecnologia da informação pela FGV. Realizando projetos de adoção de tecnologia em ambiente educacionais com alto impacto pedagógico de norte a sul do Brasil.
15h50 - Coffee break
16h05 – Gestão e controle financeiro dos cursos
- Planejamento financeiro x acadêmico – Importância para o controle dos custos
- Viabilidade: abertura de cursos
- Apuração de resultado financeiro dos cursos para o bom desempenho da instituição
- Inadimplência/evasão - Impacto no planejamento orçamentário e readequação dos custos educacionais
Ari Klajner
Controller e Gestor Financeiro de empresas e instituições de ensino de renome. Graduado em Ciências Contábeis pela Faculdade Campus Salles-SP. Pós-Graduado em Auditoria e Controladoria- Faculdades Campos Salles - SP. MBA em Gestão Financeira em Controladoria e Auditoria – FGV/Fundação Getúlio Vargas.
17h00 – Encerramento
Inscrições para as II Jornada de Gestão dos Custos Educacionais
Taxa de Inscrição Individual | De 19/04/17 a 24/05/17 | Após 25/05/17 |
1 participante | R$1.100,00 | R$1.210,00 |
2 a 3 participantes | R$1.045,00 | R$1.150,00 |
A partir de 4 participantes | R$990,00 | R$1.090,00 |
Para usufruir deste benefício, insira o código Meira Fernandes no campo Código Promocional da Ficha de Inscrição.
Local, data e horário
Local: Hotel Novotel Jaraguá - R. Martins Fontes 71 – Centro - São Paulo/SP
Data: 01 de junho de 2017
Horário: 9h às 17h
Em caso de dúvidas sobre a II Jornada de Gestão dos Custos Educacionais ou Workshops, entre em contato com a equipe da HUMUS, através do telefone: 11 5535-1397.