Jun 13, 2018 | Comentários
Talvez você já tenha presenciado alguns de seus colaboradores se questionando sobre o porquê de clientes em potencial (prospects) terem desistido de fechar negócio com sua instituição. Pois bem, eles não se dão conta de que pode ter sido por que esqueceram de retornar àquela ligação, ou por acharem que haviam enviado o e-mail com as informações solicitadas, mas não tinham certeza ou pecaram na qualidade do atendimento prestado.
Essa fase do “achismo”, simplesmente não pode mais existir. Principalmente no mundo empresarial, onde o cenário mudou e a concorrência e o perfil de seus clientes se encontram em constante evolução. Se você não conseguir tomar decisões assertivas e ágeis em sua instituição, com certeza seus concorrentes o farão e estarão inúmeros passos à sua frente.
Muitas vezes você já deve ter se perguntado se sua instituição mantém um bom relacionamento com seus clientes. Caso não tenha, questione-se sobre a gestão de relacionamento aplicada a seus clientes, os motivos que levam a instituição a perder potenciais clientes e quais os motivos dessa evasão.
Se você tem respostas objetivas para os questionamentos acima, sua instituição está no caminho correto. Porém, isso deve estar totalmente relacionado a “precisão” e “agilidade”.
É imprescindível que sua instituição tenha controle sobre nomes, telefones, visitas e interessados. Assim como deve manter um registro das interações das suas equipes de atendimento ao cliente, através de e-mails enviados e atendimentos realizados nas visitas dos prospects e clientes em sua instituição.
É importante registrar todas as visitas recebidas em sua instituição, assim como relacionar os atendentes responsáveis pela visita e o grau de interesse gerado em cada atendimento. Esse tipo de informação lhe proporcionará um mapeamento completo de seu cenário e o auxiliará na tomada de decisão mais assertiva.
Assim como é importante você controlar o interesse gerado em seus prospects, também é interessante que você esteja atento sobre o que acontece com seus clientes, como: reclamações, sugestões, ocorrência dos alunos, reuniões pedagógicas com os responsáveis, central de cobrança, entre outros.
Enviar um cartão de agradecimento ou de aniversário é uma ação personalizada que gera resultado positivo e emotivo em seu cliente. Por outro lado, é totalmente inaceitável enviar um cartão de aniversário a um contato já falecido. Assim como é inviável a instituição não ter o controle de ligações realizadas e, consequentemente, sua equipe ligar diversas vezes para o responsável do aluno com o mesmo questionamento.
Através de questionários de pesquisas, você poderá mapear os reais motivos da evasão de sua instituição. Muitas vezes, a solução a ser adotada para os problemas está na nossa frente, porém sem pesquisas com resultados reais, não conseguimos visualiza-las. Assim, com informações de fácil acesso e eficazes, você poderá concentrar seus esforços em soluções viáveis para o crescimento de sua instituição.
Um sistema eficaz faz toda diferença na Gestão da Instituição
As “famosas” planilhas podem auxiliar, na verdade é possível utilizar planilhas para realizar tudo, mas a manutenção desse processo se torna inviável quando sua instituição começa a expandir e o número de clientes não para de aumentar. Não há dúvidas de que em determinado momento, você gastará boa parte do dia acompanhando as interações com seus clientes e prospects, em vez de realmente administrar seu negócio.
Portanto, se o objetivo é o crescimento e o amadurecimento de sua instituição, o ideal é que utilize um sistema de gestão escolar que centralize todas as informações necessárias para a Gestão do Relacionamento com o Cliente – CRM. Desta forma, você terá fácil acesso às informações e poderá acompanhá-las de forma rápida e eficiente.
Avalie se o seu atual sistema de gestão escolar fornece as informações necessárias para que você colha dados concretos e tome decisões ágeis e assertivas. Com informações rápidas, o poder de decisão torna-se um grande aliado.
Tenha sempre em mente que a opção escolhida deve agregar total apoio ao negócio. Boas soluções sempre oferecem algo a mais do que realmente é esperado.
Lembre-se que um dos pontos de sucesso depende da sua capacidade de encantar os clientes. Quando você consegue conhecer seu cliente na totalidade, fornecer respostas rápidas às suas perguntas, resolver problemas com velocidade e oferecer uma experiência personalizada na qual ele se sinta especial, acredite: sua instituição tem tudo para crescer!
Por Aline Mello da Costa
Executiva da Advice System - Sistemas de Gestão Educacional (empresa parceira da Meira Fernandes), Bacharel em Análise de Sistemas. Pós-graduada em MIT – Master In Information Technology. Profissional com 16 anos de experiência voltada a soluções tecnológicas.
aline@advicesystem.com.br