Artigos

Segurança e cuidado sobre suas informações

Nov 25, 2015 | Comentários

Em algum momento você deve ter se questionado sobre a segurança dos seus dados, seja de caráter pessoal ou empresarial.  
 

 
Nosso dia a dia é um grande gerador de informações, por isso as pessoas, com certeza, já se questionaram:  “Como armazenar esta conversa? ”, “Como e onde salvar esta música“, ”Como faço uma cópia segura deste vídeo? ” e, principalmente, “Onde está hospedado e como está sendo realizado a cópia do meu banco de dados? ” ou “Será que estamos realizando cópia de segurança sobre os arquivos da rede? ”
 
Estamos, constantemente, interagindo com sistemas, seja pelas mídias sociais, pelos modernos dispositivos móveis ou por sistemas corporativos. E a qualquer momento, temos que fazer uso dessa quantidade de dados, portanto temos que garantir que a informação esteja sempre disponível.
 
A importância do Backup
 
A realidade é que ainda não existe um ambiente 100% seguro, ou melhor, sem falhas decorrentes de vírus, falha no sistema operacional, arquivos corrompidos ou até mesmo falha humana. Por este motivo, precisamos ter em mente que as cópias de segurança dos dados, os famosos Backups, são importantes e determinam quando e como você terá seu ambiente devidamente estabelecido. 

É interessante optar pela utilização de softwares específicos que automatizam o processo de cópias de segurança. A utilização destes softwares envolve as necessidades particulares de cada empresa. 

A frequência com que é realizada uma cópia de segurança e a quantidade de dados armazenados neste processo, vai depender da periodicidade com que os usuários criam ou modificam os arquivos ou o banco de dados. Cada empresa deve criar sua própria política para a realização dessas cópias.

Os cuidados com as cópias de segurança dependem das necessidades da empresa. Você deverá se questionar antes de decidir qual caminho seguir: “Que informações são importantes e precisam estar armazenadas em minhas cópias de segurança? ”, “Quais seriam os prejuízos da minha empresa se perdêssemos essas informações? ”, “Quais seriam os prejuízos da minha empresa se ficássemos vários dias parados? ”, “Quais seriam os prejuízos caso minhas cópias de segurança fossem danificadas? ” e “O que aconteceria se minhas cópias de segurança fossem furtadas?”.

Baseada nessas questões podemos pensar basicamente nos seguintes pontos: 
  • Determine a melhor estratégia: o passo inicial consiste em definir uma estratégia de segurança que busque alinhar as capacidades de segurança em um programa personalizado para riscos e ameaças versus a real necessidade da sua empresa; 
     
  • Defina políticas internas de segurança: procure aumentar as iniciativas internas de segurança por meio dos serviços de inteligência. Com isso, será possível avaliar os dados que estão sob ameaça, como também analisar os contatos de confiança. Medidas preventivas devem ser acionadas para garantir que os resultados esperados sejam confiáveis;
     
  • Documentação: defina uma documentação do cenário da sua empresa, tenha em mãos a documentação de todo seu ambiente tecnológico e, principalmente, a documentação sobre a arquitetura do banco de dados. Desta forma, a empresa poderá garantir maior segurança quanto as informações;
     
  • Sistemas utilizados: mapeie todos os sistemas utilizados por sua empresa e qual a estrutura de dados de cada um. A cópia destes dados deverá ser realizada de forma que se houver necessidade de restauração, o prejuízo de perda da informação seja o menor possível;
     
  • Ferramentas: invista em ferramentas escaláveis e que automatizem o processo. As empresas que investem, continuamente, em produtos de segurança se tornam mais eficientes; 
     
  • Escolha dos dados: cópias de segurança devem conter apenas arquivos confiáveis do usuário, do sistema ou do banco de dados em questão, ou seja, que não contenham vírus (os famosos Cavalos de Tróia);
     
  • Criptografia: os dados armazenados em uma cópia de segurança podem conter informações sigilosas. Neste caso, opte por armazenar os dados em formato criptografado;
     
  • Armazenamento: a escolha da mídia para a realização da cópia de segurança é extremamente importante e depende da importância e da vida útil que devemos considerar para a cópia.  As formas de realizar cópias de segurança devem estar ligadas as necessidades da empresa. As cópias de segurança podem ser simples como o armazenamento de arquivos em Dvds, ou mais complexas, como o espelhamento de um disco rígido em um outro disco de um computador, ou sobre a solução Cloud – Nuvem.

    Sobre a solução Cloud – Nuvem, as opções disponíveis no mercado diferem do tradicional serviço de cópia de segurança em outsourcing, se este processo estiver bem definido com certeza ele proporcionará uma solução segura, online e de baixo custo para a empresa.
     
A boa pratica define que os arquivos do sistema operacional e que façam parte da instalação dos softwares de terceiros não devem fazer parte das cópias de segurança. Além deles ocuparem um espaço desnecessário, gerando custo, podem ter sido modificados por versões maliciosas. O sistema operacional e os softwares podem ser reinstalados através de mídias confiáveis, disponibilizadas pelo próprio fabricante. 
 
De forma prática, existem cinco métodos para a cópia dos dados, seja no computador pessoal ou em caráter de rede: 
 
  1. Backup normal: Um backup normal copia todos os arquivos mapeados e definidos. Com backups normais, você só precisa da cópia mais recente do arquivo.
     
  2. Backup diário: Um backup diário copia todos os arquivos selecionados que foram modificados no dia de execução do backup.
     
  3. Backup diferencial: Um backup diferencial copia arquivos criados ou alterados, a partir do último backup normal ou incremental.
     
  4. Backup incremental: Um backup incremental cópia somente os arquivos criados ou alterados, a partir do último backup normal ou incremental.
     
  5. Backup de cópia: Um backup de cópia copia todos os arquivos selecionados. A cópia é útil caso você queira fazer backup de arquivos entre os backups normal e incremental, pois ela não afeta essas outras operações.
     
É importante ressaltar que a cópia de segurança deve proporcionar a empresa uma ferramenta de rápida restauração e acesso, garantindo, assim, a qualidade das informações, além de maior controle e segurança dos dados.
 
Tenha sempre em mente que a opção escolhida deve agregar total apoio ao negócio. Boas soluções sempre oferecem algo mais do que realmente é esperado.
 
Comprar e instalar um sistema, não significa que este será a solução para os problemas existentes em uma empresa que não tem seus processos bem definidos. Ao contrário, nesta situação certamente o sistema só trará novos problemas e nenhuma solução. O sucesso de um projeto está diretamente vinculado à integração entre processos, recursos e ferramentas, ou seja, o sucesso existe quando se agrega valor.
 
Por Aline Mello da Costa
 
Executiva da Advice System - Sistemas de Gestão Educacional (empresa parceira da Meira Fernandes), Bacharel em Análise de Sistemas. Profissional com 14 anos de experiência voltada a soluções tecnológicas.
Compartilhe:

Artigos Recentes

A escalada das escolas particulares no...

Set 02

10 Dicas Práticas para Captar Mais...

Jul 01

O que você precisa saber sobre o...

Mai 01

Declaração do Imposto de Renda Pessoa...

Mar 01

O Professor do Século...

Jan 02

Uma máquina de matrículas chamada...

Nov 01

Adesão das modalidades Teletrabalho -...

Out 02

Assembleia/reunião de sócios: uma...

Ago 01